sábado, 2 de fevereiro de 2013

Leia o livro veja o filme 8: Bonsái


Bonsái é o primeiro romance do escritor chileno Alejandro Zambra, decidi compra-lo após vê-lo citado em duas listas de melhores leituras de 2012, no r.izze.nhas e no Hellfire Club.
Numa visitinha na livraria Cultura dei de cara com a versão espanhola da editora Anagrama, e apesar do preço salgado, por um livrinho de 94 paginas, acabei levando-o para casa.
Segundona pela manhã, ponho o livrinho em baixo do braço e levo de companhia para a academia de ginastica, quando meus 30 minutos de bicicleta tinham chegado ao fim eu já estava na metade do livro. O livro é muito gostoso de ler, tanto que após ver o filme não resisti a tentação de lê-lo outra vez. 
Aparentemente tudo é dito no primeiro paragrafo: " Al final ella muere y él se queda solo, aunque en realidad se había quedado solo varios años antes de la muerte de ella, de Emilia. Pongamos que ella se llama o se llamaba Emilia y que él se llama, se llamaba y se sigue llamando Julio. Julio y Emilia. Al final Emilia muere y Julio no muere. El resto es literatura." , mas as coisas não são bem assim.
 Alejandro Zambra se utiliza de uma narrativa extremamente concisa e vai criando alguns pequenos desvios para que sejam apresentados os coadjuvantes da estoria de Julio. No blog da Anica, Hellfire Club, além da ótima resenha, temos uma ilustração do Tuca consegue esquematizar o relacionamento dos personagens usando um Bonsái como modelo.(http://www.anica.com.br/2013/01/27/bonsai-alejandro-zambra/)
Enquanto eu lia ficava imaginando como aquilo poderia virar filme,quase sempre faço isso, mas o que ia me deixando cada vez mais interessado eram aquelas desviadas que ele dava no texto para falar de algum personagem seguido de um corte abrupto e de um retorno ao Julio.
Em 2011, Bonsái foi levado as telas pelo cineasta chileno Christián Jiménez, para quem deseja assistir este filme é relativamente fácil de ser encontrado na internet, em copias com legendas em inglês.
A questão é: o filme é ruim? Não, não é, mas não se compara ao livro. Devem existir casos em que o filme seja melhor que o livro,mas nenhum exemplo me vem a mente agora.
O que me incomodou foi a mudança no fio narrativo, a falta dos cortes abruptos que o autor dava em algum ramos da estoria que ele tinha acabado de iniciar, creio que ficaria ótimo no filme. Algumas situações foram omitidas, algumas cenas, inclusive cruciais, foram alteradas fazendo com que o filme perdesse muito do charme do livro.
Se eu não tivesse lido o livro com certeza não veria tantos problemas na película e teria gostado mais do filme, talvez seja interessante seguir o caminho contrario ao que eu segui, ver o filme primeiro e ler o livro depois. Por sinal dá para fazer os dois gastando praticamente o mesmo tempo, algo entre 90 e 120 minutos cada.

Trailer de Bonsai

conto Tantalia: http://librosconaroma.escritoresdepinamar.com/?p=80
outras resenhas interessantes:
http://rizzenhas.com/2012/05/29/resenha-bonsai-de-alejandro-zambra/
http://www.sobrelibros.cl/content/view/72/2/
http://letras.s5.com/az280910.html
http://www.blogdecine.com/criticas/bonsai-en-busca-del-tiempo-perdido
http://www.elotrocine.cl/2012/04/25/critica-bonsai-2011-la-pelicula-en-que-ella-muere-y-el-protagonista-se-queda-solo/