segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Comprando o livro pela capa: Llamadas Telefónicas

Comprei esse livro durante uma passada na livraria Cultura, fiquei tão curioso que na primeira parada que minha mulher fez, para ver roupas em outra loja, sentei em um banquinho no corredor do Shopping e comecei a lê-lo. O primeiro conto foi lido antes que ela pudesse terminar as compras. Fechei o livro e decidi controlar a ansiedade e deixar para curtir o restante somente ao chegar em casa.

¨Decía Hemingway que un buen relato debe ser como un iceberg; lo que se ve es siempre menos que lo que queda oculto bajo el agua, y otorga intensidad, misterio, fuerza y significación a lo que flota en la superficie. Los cuentos de este libro cumplen con todas estas premisas. Una colección de Roberto Bolaño , consagrado unánimemente como el mejor escritor latinoamericano de su generación.



Llamadas Telefónicas foi o primeiro livro de contos publicado pelo aclamado escritor chileno Roberto Bolaño, nesse livro já encontramos  seu estilo peculiar de ficção misturada com doses de uma auto-biografia,o livro está dividido em três partes Llamadas Telefónicas, Detectives e Vida de Anne Moore, os quais são também os nomes dos contos que as fecham. Nas 204 paginas encontramos no total14 contos, sendo que em muitos deles já encontramos assuntos que serão recorrentes em  Los Detectives Salvajes e 2666.

Llamadas Telefónicas de um certo modo parece um tipo de balão de ensaio do que estava por vir, por exemplo Arturo Belano, seu alter ego, já está presente neste livro, o famoso incidente de sua prisão no Chile é mostrado no conto Detectives através do ponto de vista de seus guardiões na cadeia, assim como também encontramos em outro conto o Amalfitano de 2666.
Esse foi o sexto livro de Roberto Bolaño que eu li, sendo que esse também me agradou muito. Esse livro pode ser recomendado sem sombra de duvidas a quem quer se iniciar na obra do chileno, sem ter que passar por exemplo aos tormentos de algumas passagens mais pesadas de seus romances mais densos, 2666 e Los Detectives Salvajes.
2666 por exemplo eu não recomendo a quem não é ainda um aficionado pela obra de Roberto Bolaño, La parte de los Crímines é quase uma barreira intransponível.


Abaixo um documentário muito bom sobre Roberto Bolaño.




algunas reseñas:
http://www.littleshitmachines.com/res_llamadas_telefonicas.htm
http://www.ronaldflores.com/2009/09/15/llamadas-telefonicas-de-roberto-bolano/
http://martinainterior.blogspot.com.br/2011/02/llamadas-telefonicas-roberto-bolano.html